Caso queira ouvir o assunto mais detalhado, confira nesse episódio de podcast.
Você tem medo de arriscar ou encara de boa novos desafios? Sempre que tem a chance de dar um passo maior, você volta atrás ou segue em frente?
A autossabotagem é definida pelo medo que a pessoa tem de correr riscos e assumir novas responsabilidades. Como, por exemplo: recusar uma oportunidade que pode mudar sua vida, mas acha que não é capaz; deixar de fazer suas vontades por achar que não merece aquilo; ficar procrastinando e deixar de fazer coisas importantes; nunca terminar seus projetos porque acredita que vai ser um fracasso; sempre deixar que os outros decidam suas vidas.
Esses são alguns exemplos que uma pessoa pode fazer com ela mesma e se auto sabotar.
Eu realmente acredito que vamos no sabotar em algum momento da nossa vida, até porque somos humanos. A procrastinação faz parte, temos preguiça e, às vezes, duvidamos da nossa capacidade.
Acho que o maior problema está quando a gente faz isso com uma maior frequência que deveria ser e acaba nos prejudicando em diversos aspectos da nossa vida.
Pode ser no trabalho, na vida pessoal, na vida amorosa ou em qualquer outro sentido, mas com certeza, é prejudicial a nós mesmos.
A autossabotagem pode começar na nossa fase criança e ouvimos tantas críticas que perdemos a confiança em nós mesmos e temos medo de arriscar, de dar um passo mais ousado. Ou também pode acontecer porque nossa mente já está acostumada com aquilo, por velhos hábitos, por medo de arriscar.