Caso queira ouvir o assunto mais detalhado, confira nesse episódio de podcast.
Você é daqueles que postam tudo nas redes sociais ou é mais reservado? Se ilude com a vida perfeita que os outros publicam ou é mais pé no chão?
Segundo uma pesquisa realizada pelo TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), o número de usuários de internet no Brasil em 2019 chegou a 134 milhões, ou 74% da população acima de 10 anos de idade, com 71% dos domicílios com acesso à rede.
Dos 47 milhões de brasileiros que não usam a internet, a maioria está nas áreas urbanas e pertence às classes DE. Pela primeira vez, mais da metade das populações vivendo em áreas rurais e também das classes DE declararam ser usuários de internet. No campo, o percentual chegou a 53% — ainda abaixo do percentual de 77% da área urbana.
O celular é o principal dispositivo para acessar a internet por 99%. A pesquisa ainda aponta que 58% dos brasileiros acessam a rede exclusivamente pelo telefone móvel, proporção que chega a 85% na classe DE. O uso exclusivo do telefone celular também predomina entre a população preta (65%) e parda (61%), frente a 51% da população branca.
A pesquisa foi realizada antes da pandemia, por isso não traz indicadores do comportamento durante esse período. Mas, algumas atividades que já vinham se acelerando, devem ganhar mais força. É o caso das compras pela internet, busca por informações ou serviços de saúde.
Outro meio muito utilizado no uso da internet são as redes sociais. Os brasileiros gastam em média 9 horas e 29 minutos por dia na internet, sendo 3 horas e 34 minutos em redes sociais. De acordo com o relatório Digital in 2019 realizado pela organização We Are Social, nós brasileiros somos 140 milhões de usuários de mídias sociais. Ainda nesse relatório, mostra o percentual dos brasileiros em cada rede social, que as 5 primeiras redes sociais:
- Youtube – 95%,
- Facebook – 90%,
- WhatsApp – 89%,
- Instagram – 71%,
- Facebook Messenger – 67%.
Depois de todos esses dados, me diz: quem é você na fila da internet? Quem é você na hora do match? Qual o seu like, seu storie e sua forma de usar a rede social?