É engraçado, desde bem miudinha sempre fui apaixonada por histórias sejam elas reais ou não. A ficção dava asas a minha imaginação, já as histórias reais corpo a corpo, tete a tete me entusiasmava.
Conforme a gente cresce há dois caminhos. Deixamos para trás alguns costumes ou ele se intensifica, no meu caso o desejo de escutar permaneceu, decidi então tornar aquilo como uma profissão. Por que não?!
Não pense que essa ficha caiu assim como uma luva, precisei pesquisar muito para chegar a conclusão de Por que Psicologia? E se eu não quiser apenas atender em clínica?. Por isso listarei aqui alguns campos de atuação do psicólogo fora da clínica.
1. Psicologia Jurídica: É voltado para a cidadania, combate à violência e direitos humanos. Também faz acompanhamento de crianças no processo de adoção, estudos na área criminal e outros.
2. Psicologia Ambiental: Estuda as interações do indivíduo no ambiente natural ou físico. É interligada nas áreas de arquitetura & urbanismo, paisagismo, geografia, sociologia e outros…
3. Neuropsicologia: Estuda as relações entre o cérebro e os comportamentos ajudando a retomada de uma vida mais produtiva. Ele pode ser consultor em mecanismos da memória, afeto, raciocínio, atenção, percepção e todas as funções que nosso cérebro designa para o corpo.
4. Psicologia de Trânsito: Realiza avaliações psicológicas e ações educativas para o trânsito, tais como ações socioeducativas para crianças e adultos visando ter um trânsito mais tranquilo sem acidentes.
5. Psicologia Educacional ou Escolar: O psicólogo escolar tende visar melhorias para o desempenho do aluno, ajuda também o aluno em relação a a escolha da profissão.
6. Psicopedagogia: Basicamente igual ao item 5, porém ele está ligado diretamente ao conteúdo que é dado no meio acadêmico detectando as dificuldades alunos x professor.
7. Psicomotricidade: Desenvolvimento das terapias psicomotoras auxilia a prevenção e reabilitação. Exemplo: Um aluno especial sem ânimo de ir para a escola, o psicólogo faz orientações para a família afim de estimular o aluno e perceber possíveis desconfortos e dificuldades.
8. Psicologia Organizacional e do Trabalho: As empresas sejam elas micro ou macro precisam da atuação do profissional para desempenhar um ambiente saudável entre os colaboradores como motivação/feedback. Atua também no setor de contratação e desligamento do funcionário.
9. Psicologia Social: Realiza pesquisas no meio que o indivíduo está inserido na sociedade como pessoa. Tais como a casa, penitenciárias, instituições acadêmicas, asilo, orfanatos… Então o psicólogo social propõe politicas públicas para a melhoria de vida das pessoas (é fortemente ligado a assistência social).
10. Psicologia Clínica: O psicólogo clínico auxilia o paciente na compreensão visando atenuar o sofrimento causado pelos grupos sociais e meio que o individuo está inserido.
E não para por aí, esses campos de atuação tem muito mais a serem explorados. Fora outros campos onde visamos buscar nosso espaço na contribuição de uma sociedade mais igualitária com mais compreensão.
Vamos ganhar muita força nos próximos anos, posso contar contigo?