Vem Conversar

Bel-Air: o reboot de Um Maluco no Pedaço

Garoto com terno roxo de cócaras e uma coroa ao lado, com árvores atrás
Fonte: Disney Plus Brasil

Olá, caro leitor! Tudo bem por aí? A indicação do edredom e pipoca de hoje é a série Bel-Air, nova versão de Um Maluco no Pedaço, sitcom de grande sucesso em 1990.

Assim como toda obra derivada, Bel-Air pode surpreender alguns e decepcionar outros, devido às expectativas e comparações. Eu, particularmente, estou no grupo dos que se surpreenderam positivamente, ela é do tipo que prende e você nem vê o tempo passar. 

Tendo o próprio Will Smith, protagonista da série original, como produtor executivo, Bel-Air reconta a história de Will (agora interpretado por Jabari Banks), que vai morar em Los Angeles com seus tios ricos após uma confusão na Filadélfia. Mas agora de um ponto de vista diferente, mais profundo e dramático. 

Will, o jovem jogador de basquete, é forçado a deixar sua vida na cidade natal após sua mãe decidir mandá-lo para longe na tentativa de protegê-lo. Chegando em Los Angeles ele encontra uma realidade totalmente diferente do que estava acostumado e precisa se adequar. Na escola, como é difícil se enturmar, o garoto vê no basquete a possibilidade de mostrar seu talento e ganhar respeito.

Na minha opinião, o ator Jabari Banks interpreta com maestria o novo Will, ele tem suas semelhanças com o personagem antigo, só que é mais sério e menos debochado.

O reboot traz a história da sua antecessora para os tempos atuais, onde a comédia não é mais o foco da trama, ou seja, o tom passa a ser mais sério e os assuntos (antigos e novos) como racismo, violência policial, desigualdade social, machismo, ansiedade, drogas, sexualidade, entre outros, são tratados com mais atenção. Por isso, não espere dar risadas como antes, uma vez que esse não é o objetivo da nova produção.  

Também achei a escolha de todo elenco certeira. A série mantém a personalidade dos personagens, mas faz mudanças para se adaptar à atualidade.

Carlton (Olly Sholotan) não faz mais suas dancinhas icônicas e agora é um atleta de lacrosse. Porém, ainda continua mimado e carente de atenção, defeitos que pioram com a chegada de Will. Além disso, para a surpresa de muitos (lá vai o spoiler) ele tem problemas com ansiedade e drogas. É fácil odiá-lo no início, mas calma, porque ele evolui. 

Hilary (Coco Jones) não é mais aquela patricinha mimada e superficial. Agora ela se apresenta mais madura e empoderada. É uma influencer digital do nicho de culinária (sendo que antes não sabia fritar um ovo) que, apesar de ainda usufruir das riquezas dos pais, está buscando sua independência. 

Ashley (Akira Akbar) até aqui não teve tanto destaque na trama. Mas, a garota que é muito engajada com pautas importantes, tem um momento significativo de questionamento e descoberta da própria sexualidade. E esse tema foi abordado com leveza e empatia.

Tia Vivian (Cassandra Freeman) agora é uma artista apaixonada pela arte. Ela tinha deixado de fazer seus quadros, mas sentiu o desejo de voltar à carreira depois da chegada de Will, com todo seu entusiasmo pela vida, apesar de tudo. Isso causa conflitos com Phill e discussões relevantes, como machismo, levando a alguns desdobramentos mais adiante.

Tio Phill (Adrian Holmes) causou estranheza no público com seu porte físico mais magro agora. Além disso, nesta versão ele está bastante envolvido no mundo da política, visando o cargo de promotor público. E também se mostra mais firme e ambicioso que antes. 

Geoffrey (Jimmy Akingbola) passa de mordomo para o braço direito de Phill. Ele é quem cuida de tudo da família Banks e limpa a barra do tio Phill quando necessário. Mesmo sendo um Geoffrey mais sinistro, ele chama a atenção pela lealdade e mais ainda por ser fiel aos seus valores.  

Fonte: Disney Plus Brasil

Bônus: A ideia do reboot começou quando o cineasta Morgan Cooper, fã da série original, produziu um vídeo imaginando a história de Um Maluco no Pedaço contada de maneira mais séria e dramática. O curta fez sucesso e chegou até Will Smith, que decidiu transformá-lo em um projeto real.

A primeira temporada de Bel-Air, composta por 10 episódios, está disponível no Star+ e a série já foi confirmada para uma segunda temporada.

Agora vai lá conferir e já compartilha a dica com os amigos que, assim como eu, assistia Um Maluco no Pedaço na infância. Depois, vem aqui conversar! 

Marylia Karey

Uma publicitária que se descobriu apaixonada pelas palavras. E sendo canceriana nata, gosta do aconchego de casa, filmes, séries, cafés e memes.

Comments

comments

Sair da versão mobile