Não contem comigo pra nada

A transição da adolescência para a fase adulta é sempre muito difícil. É o momento (pelo menos para a maioria) de se transformar não apenas em “cuidado” mas também em “cuidador”. Abruptamente ou aos poucos, somos confiados com a responsabilidade de nossas próprias vidas.

Nessa transição, pode surgir insegurança sobre a própria capacidade de ser responsável. Muitos encaram essa insegurança com a atitude do “contem comigo pra tudo”. É aquela atitude de não saber dizer não nunca. De estar sempre disponível para resolver os próprios problemas e os problemas dos outros também.

É a certeza de que se você não estiver passando e-mail as 2 da manhã, você não está fazendo o suficiente. Você não pode dizer não pra família, pro trabalho, pros amigos pro(a) parceiro(a).

Como ato de amor próprio, é muito importante se colocar em primeiro lugar (sem medo de ser tachado como egoísta) e virar a chave para o “não contem comigo pra nada”. Não estou disponível fora do horário comercial, não posso te emprestar dinheiro, não posso te oferecer o meu serviço de graça porque você é meu amigo.

Você não precisa resolver tudo sozinho. Do mesmo jeito que você pode (não sempre, aquela coisa de desenvolver o bom senso) estar disponível para os outros, os outros podem estar disponíveis para você também. Pedir ajuda não é sinal de fraqueza.

Em 2021, que tal se colocar como prioridade? Conte com você mesmo em primeiro lugar.

Igor Castro

<span style="font-weight: 400">É tanta coisa passando pela cabeça que a única saída que encontrei foi colocar tudo no papel. Essa é a minha tentativa de aprender e compartilhar um pouco do que penso e sei. Estou sempre preparado para um debate cordial e construtivo. O que você tem para me ensinar ? Gosto também de escrever sobre mídia e sociedade lá no meu twitter. </span>

Comments

comments

Seja um dia, seja uma noite, as coisas ficam claras. E elas simplesmente não importam mais. Eu não sei mais o que você está sentindo.
Se me perguntarem qual amiga que sou, vou responder que sou a amiga que fica. Aquela amiga que segue a vida, mas sempre encontra um tempo.