A transição da adolescência para a fase adulta é sempre muito difícil. É o momento (pelo menos para a maioria) de se transformar não apenas em “cuidado” mas também em “cuidador”. Abruptamente ou aos poucos, somos confiados com a responsabilidade de nossas próprias vidas.
Nessa transição, pode surgir insegurança sobre a própria capacidade de ser responsável. Muitos encaram essa insegurança com a atitude do “contem comigo pra tudo”. É aquela atitude de não saber dizer não nunca. De estar sempre disponível para resolver os próprios problemas e os problemas dos outros também.
É a certeza de que se você não estiver passando e-mail as 2 da manhã, você não está fazendo o suficiente. Você não pode dizer não pra família, pro trabalho, pros amigos pro(a) parceiro(a).
Como ato de amor próprio, é muito importante se colocar em primeiro lugar (sem medo de ser tachado como egoísta) e virar a chave para o “não contem comigo pra nada”. Não estou disponível fora do horário comercial, não posso te emprestar dinheiro, não posso te oferecer o meu serviço de graça porque você é meu amigo.
Você não precisa resolver tudo sozinho. Do mesmo jeito que você pode (não sempre, aquela coisa de desenvolver o bom senso) estar disponível para os outros, os outros podem estar disponíveis para você também. Pedir ajuda não é sinal de fraqueza.
Em 2021, que tal se colocar como prioridade? Conte com você mesmo em primeiro lugar.