Diz para mim, qual é o seu maior medo? Todos nós temos medo de algo, não é mesmo? A questão a ser tratada é a seguinte: Você domina os seus medos ou os seus medos te dominam?
O medo e a insegurança tem sido os grandes vilões da nossa geração. Tenho visto muitos jovens que têm deixado de viver experiências extraordinárias porque têm sido paralisados por esse sentimento. Aprendi que 95% dos nossos medos não se cumprem, ficam só na nossa imaginação, nos paralisam e nos impedem de avançar. Acredito que mesmo tendo consciência da sua missão, Jesus também temeu a cruz, os cravos, os espinhos, mas ele permaneceu, ressuscitou e voltou pra o Pai para que tivéssemos vida. Precisamos olhar para o céu e crer que de lá virá o socorro e não dá força do nosso braço ou das circunstâncias que nos cercam.
Desde que o mundo é mundo as pessoas tentam se esconder ou invés de ficar, assumir a responsabilidade e assim enfrentar seus temores, foi o que aconteceu com Adão e Eva. Eles tiveram a capacidade, e por que não dizer a coragem de comer do fruto que foi proibido pelo próprio Deus, mas quando se deram conta do mal que tinham feito a primeira reação foi se esconder, fugir por medo de enfrentar a responsabilidade diante de Deus.
O tempo passou e ainda hoje constantemente e repetidamente as pessoas provam do fruto proibido, a questão é: você faz o tipo que não quer encarar os seus medos?
Se for eu tenho uma notícia para você, não dá para fugir para sempre, uma hora você terá que encarar o que mais te assusta e em momento algum você estará cem por cento preparado para tomar tal atitude.
Muitas vezes sim teremos que rebaixar nosso nível e assumir que somos falhos, por mais tenhamos medos de olhar para nossas limitações estando prontos ou não uma hora você terá que encarar os seus medos de frente, e sim como um efeito boomerang tudo o que vai volta, então para cada ação existirá uma reação.
A melhor maneira de resolver problemas é encará-los de frente. Muitas das vezes esses problemas são pessoas. É provável que Paulo tivesse grandes medos quando começou a escrever a carta a Filemom, pois poderia estar enviando Onésimo para morte, já que, na cultura daquela época, era conferido aos senhores o controle completo sobre seus escravos.
Saiba que você não é escravo(a), você é filho(a): “Assim vocês não são mais escravos; vocês são filhos. E, já que são filhos, Deus lhes dará tudo o que ele tem para dar aos seus filhos.” (Gálatas 4:7)
Meu amigo (a), não seja mais escravo(a) do medo, esse medo que te paralisa, que prejudica sua capacidade de fazer a obra de Deus, de criar coisas, de estudar… Seja livre hoje, pois Deus não te deu um espírito de medo, mas sim de força, de amor e de sabedoria!