Vem Conversar

Não toma um banho de chuva

Uma vez li uma frase no Facebook de uma amiga que levei pra vida: “Seu corpo é composto por 70% de água, então aproveita que tá toda molhadinha e vai ter tesão na vida.”

As coisas são cíclicas e o tempo é o senhor das verdades, mas se você se deixa se levar por essa correnteza dos conformismos, os momentos passam… e se perdem.

Daqui a um ano, nesse mesmo dia e nesse mesmo horário, tudo vai estar completamente diferente, ainda que não pareça. Seu emprego pode ser o mesmo, sua casa, seu namorado, seus amigos e corte de cabelo. Ainda assim, tudo terá mudado. A tonalidade daquela tatuagem, a pintura da fachada do seu bar preferido, um arranhado nos óculos, aquela música que você não tinha escutado.

Respira fundo e vive esse momento agora. A praia que você deixou de ir não vai sair do lugar, mas amanhã não vai ser como ir hoje. A chuva vai voltar a cair, é claro que vai. Mas o banho de chuva da próxima semana vai ser diferente.

Você não precisa de justificativas, nem pros outros nem pra você mesmo. Só deixa a chuva molhar, deixa a onda bater forte sem medo, deixa o cabelo embolar no vento, deixa o beijo demorar na escada rolante. Aquela tropeçada é história pra contar e fazer os amigos rirem em uma roda de bar.

Um amigo meu, mais afeito às metáforas elaboradas, falava sobre a necessidade de fazer a cama, de colocar a vida nos eixos logo de manhã, não protelar as decisões, nem dos deveres nem dos direitos. É bem isso. Não deixa a bagunça te impedir de seguir. Não deixa a bagunça te impedir de respirar. Não deixa a bagunça te impedir de brindar. Ergue esse copo dessa vez, não espera a próxima rodada.

E se lambuza, também. De sorvete, de vinho, de conversas na madrugada, de paixão repentina. Se entrega. Sem pensar muito, sem frescuras, sem convicções. Corpo que liga no 220v tem que ter o terra, meu amigo.

Não toma “um” banho de chuva. Toma esse.

Carolina Palha

Editora, mestre em psicanálise das perversões sexuais e afeita à bagaceira. Nunca soube escolher entre praia, dança e Coca-Cola.

Comments

comments

Sair da versão mobile