O que acalma um ansioso?

Caso queira participar dessa conversa, escuta nosso podcast aqui.

O que acalma um ansioso?

Estamos no mês do setembro amarelo que é um mês voltado para a prevenção do suicídio e onde o dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.

Por isso, vamos falar sobre saúde mental nesse mês aqui no podcast e o primeiro tema é: o que acalma um ansioso.

Primeiro, você precisa saber que existem vários tipos de ansiedade.

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): é o tipo mais comum e frequente de ansiedade. Se caracteriza exclusivamente pela preocupação excessiva em relação a coisas relacionadas à vida ou rotina da pessoa: relações interpessoais, estudo, trabalho, condições de saúde, entre outros.

Fobia social: se caracteriza pelo medo e ansiedade exagerados em situações de convívio social, nas quais a pessoa possa se sentir sob avaliação ou julgamento.

Síndrome do Pânico: é caracterizado por ataques de pânico e medo espontâneos, repentinos e inesperados.

Agorafobia: se caracteriza pelo medo e ansiedade em locais ou situações em que a pessoa não considera seguros.

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC): é caracterizado pela junção de pensamentos obsessivos com compulsões. Essas obsessões podem se manifestar através de ideias, imagens ou pensamentos que acontecem de maneira repetitiva, gerando ansiedade.

Estresse pós-traumático: ao passar por um evento traumático, como um assalto, acidente de trânsito ou a perda de alguém especial, podem ocorrer sintomas de um estresse pós-traumático, o qual é caracterizado como um tipo de transtorno de ansiedade.

Sendo assim, a pessoa precisa entender qual é o seu tipo de ansiedade, quais os sintomas e quando a ansiedade está dominando. A partir daí, entender o que pode ajudar para acalmar um ansioso.

Confira mais sobre o tema no vídeo acima e no podcast.

EquipeVC

Compartilhamos ideias, trocamos opiniões e sabemos que nem sempre toda verdade é absoluta.

Comments

comments

Seja um dia, seja uma noite, as coisas ficam claras. E elas simplesmente não importam mais. Eu não sei mais o que você está sentindo.