Conhecer a Casa Rosada deve fazer parte do seu roteiro quando visitar Buenos Aires, afinal a Plaza de Mayo faz parte da história da Argentina.
Outro ponto para se encantar, tanto pelo dia como pela noite, é a Puente de La Mujer. Um lugar lindo e que você vai amar.
Nesse vídeo, eu passeio pelos pontos:
Plaza de Mayo
A Plaza de Mayo é a principal praça do centro da cidade de Buenos Aires como também é a praça mais antiga. Seu nome é uma homenagem à Revolução de 25 de maio de 1810, que ocorreu nela e deu início à Independência Argentina.
Na Plaza de Mayo estão vários prédios históricos e governamentais: o Cabildo, a Catedral Metropolitana (onde o Papa Francisco celebrou missas por mais de 20 anos), a Casa do Governo (também conhecida como Casa Rosada, sede do Governo Nacional e onde fica o famosa varanda de Perón e Evita), o Palácio do Governo da Cidade, bancos e ministérios.
Casa Rosada
A Casa Rosada é a sede da presidência da República Argentina, em Buenos Aires. Tem esse nome por conta da cor que lembra o rosa que, segundo a tradição popular, essa cor simobliza o sangue derramado nas guerras civis argentinas da primeira metade do século XIX.
Sarmiento teria mandado pintar a casa de rosa, já que esta cor é a mistura das anteriores dos lados da briga (branco e vermelho), e assim simboliza a paz duradoura e a união das partes sob a mesma ordem democrática.
Museu Histórico Cabildo de Buenos Aires
Na Plaza de Mayo, você também encontra o Museu Histórico Cabildo de Buenos Aires. A entrada é gratuita e você pode conferir mais sobre a história argentina durante a época colonial, onde o edifício foi sede do cabildo encarregado de representar a cidade frente à metrópole, com várias funções jurídicas e administrativas, além de servir de prisão.
Puente de La Mujer
Em Puerto Madero, nós temos a Puente de La Mujer. Sua construção foi projetada e encomendada pelo empresário Alberto L. González, ex-integrante da Corporação, em homenagem a sua esposa e filhas e com a clara intenção de doá-la à Prefeitura.
Ela foi projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, famoso mundialmente por seus prédios brancos.
ARA Presidente Sarmiento Buque Museo Fragata A.R.A. – Presidente Sarmiento
Do seu lado, tem o navio de guerra ARA Presidente Sarmiento Buque Museo Fragata A.R.A. – Presidente Sarmiento que foi feito em 1897, sendo um dos mais avançados dá época.
O navio recebeu esse nome em homenagem ao fundador da Escola Naval Argentina, Domingo Faustino Sarmiento. Entre 1889 e 1938 fez 37 voltas ao mundo e depois funcionou como navio de treino em águas nacionais até 1960. Dois anos depois foi declarado Monumento Histórico Nacional e museu das viagens e missões oficiais que realizou.
Então, você pode fazer uma visita e conhecer um pouco mais da história. Na época que eu fui, paguei 200 pesos de entrada.
Quer saber mais? Então, vem conferir no vídeo.