Por que a gente se orgulha?

Pessoas LGBTQI+ precisam encarar uma longa lista de questionamentos por toda a vida. E um dos mais comuns é: orgulho

Mas orgulho de que? Se você também já quis perguntar isso, esse texto é para você. Se você é LGBTQI+ e também se questiona de vez em quando, esse texto é para você também. 

Junho é o mês do orgulho LGBTQI+ e, assim como a maioria das datas do nosso calendário, é puro e simplesmente simbólico. É uma tentativa de, pelo menos por um dia no ano (28 de junho) pode pautar a nossa causa. Sempre que alguém dessa comunidade diz ou celebra o orgulho é em uma tentativa de deixar claro que não temos vergonha de nada. 

Sim, estamos em 2020. Mas isso não significa muita coisa. Ainda lutamos, como sociedade, por pautas do século passado. Já conquistamos muito, mas ainda há muito o que conquistar. A parte mais fácil (que tem sido difícil à beça) de conquistar direitos reconhecidos legalmente fomos e somos vencedores. Porém a parte mais difícil ainda engatinhamos. Mudar mentes é sempre mais difícil do que mudar leis. 

Para toda essa comunidade grande, diversa e colorida, eu peço mais união. Para quem não faz parte dela, porém tem amigos, familiares ou conhecidos que se encaixem em uma dessas letras, pedimos: demonstre seu orgulho por essa pessoa. 

O orgulho existe porque não temos vergonha. E iremos bater nessa tecla sempre que for necessário. Todos os anos, todos os meses, todos os dias.

EquipeVC

Compartilhamos ideias, trocamos opiniões e sabemos que nem sempre toda verdade é absoluta.

Comments

comments