Caso queira participar dessa conversa, escuta nosso podcast aqui.
Afinal, o que é ser produtivo? É produzir 24 horas todos os dias. É pensar no trabalho em todos os momentos e a todo instante. É não ter direito a momentos de lazer porque devemos aproveitar nosso tempo para produzir e lazer é um desperdício de vida?
Em 2018, um levantamento realizado pelo IBGE mostrou que 3,8 milhões de brasileiros trabalhavam de maneira remota. Sejam profissionais freelances, em trabalha em startup ou empresas com ambiente totalmente online.
Um levantamento feito pela Owl Labs em 2019 mostrou que, embora quem trabalhe de casa acabe trabalhando mais, 71% dos entrevistados afirmaram estar felizes com seus empregos e com o modelo de trabalho que seguiam.
Uma pesquisa realizada pela Pulses em 2020 mostrou que, mesmo durante a pandemia, 78% dos brasileiros se sentem mais produtivos trabalhando remotamente.
Um levantamento feito pela empresa de consultoria BTA mostrou que, por conta da pandemia, o modelo de trabalho home office se tornou o padrão para ao menos 43% das empresas brasileiras.
A transição não foi fácil: até meados de março, muitas empresas ainda não tinham protocolos e nem softwares para que as equipes pudessem trabalhar remotamente. Além disso, muitos profissionais precisam de máquinas especializadas para trabalharem, o que disparou a procura pelo aluguel de notebooks e computadores. Agora, no entanto, cerca de 80% dos gestores de empresas do Brasil estão satisfeitos com a transição.
Esses dados estão disponíveis no site da Orbelo.
Mas, a pergunta que fica é: estamos mesmo felizes com essa obrigação de produzir sempre?
Quer saber mais? Então, assista o vídeo e também escuta nosso podcast.