Vem Conversar

5 razões para assistir Red: Crescer é uma Fera

Panda vermelho com amigas
Fonte: Disney

Olá, caro leitor. Tudo bem por aí? Espero que sim! A indicação do Edredom e Pipoca de hoje é uma ótima opção de filme para assistir com a família.

Red: Crescer é uma Fera, a mais recente animação da Pixar, disponível na Disney +, conta a história de Meilin Lee, uma garota de 13 anos que está passando pelas mudanças e conflitos da adolescência. 

Mei é uma menina cheia de atitude, inteligente e dedicada que busca viver normalmente como uma adolescente que tem amizades, paixonites e gostos próprios. Enquanto também tenta atender às expectativas da sua mãe superprotetora, Ming Lee.

Sem mais delongas, vamos aos principais motivos para assistir Red: Crescer é uma Fera.

Referências dos anos 90 e 2000. O filme é pura nostalgia, com tamagotchis (bichinho virtual), celulares estilo Nokia, revistas adolescentes, boy bands (quem nunca foi apaixonado por uma que atire a primeira pedra), CDs, rádio, pulseiras da amizade e outros detalhes que nos fazem voltar no tempo. 

Questões importantes em metáforas. Mei, ao se deparar com uma herança familiar, descobre que ao ficar irritada, animada ou nervosa, vira um panda-vermelho, sendo isso uma metáfora para as transformações enfrentadas na adolescência. Vamos combinar que crescer é realmente uma fera né? E nesse momento, ainda ocorre uma alusão a primeira menstruação da garota, pois era o que a mãe pensava estar acontecendo.

É um filme sobre amizade. O enredo traz quatro amigas com personalidades super diferentes, mas que juntas se completam e se aceitam. Em Miriam, Priya e Abby, Mei encontra o controle das suas emoções e, consequentemente, do seu panda. O que mostra a importância de ter uma rede de apoio em nossas vidas.

Representatividade é o que não falta. Apesar de abranger todos os públicos e possibilitar que qualquer pessoa se veja nas situações, a representação e identificação feminina é bem maior com os conflitos vividos por Mei. Além disso, é perceptível o cuidado com os detalhes da cultura chinesa e a preocupação com a escolha de dubladores com a mesma etnia dos personagens, na versão original em inglês, como Rosalie Chiang (voz de Mei) e Sandra Oh (voz de Ming), eterna Cristina de Greys Anatomy

Lições para pais e filhos. Os pais precisam entender que seu amor e preocupação não podem sufocar seus filhos ao ponto deles não se sentirem confortáveis para serem quem são de verdade. É necessário abrir espaço para conhecê-los. Já os filhos devem também olhar o lado dos pais, porque no fundo eles têm um motivo para serem como são. E compreender não significa aceitar, então isso não os impede de buscar seguir seu coração.

Fonte: UOL 

Bônus. A qualidade visual da animação é encantadora, as expressões dos personagens são muito realistas, desde os tremores no corpo ao brilho dos olhos. E Red é o primeiro filme da Pixar com uma equipe composta somente por mulheres, precisamos valorizar! 

“Todos temos nossas feras interiores, uma parte complicada, barulhenta e estranha escondida dentro de cada um. E muitos de nós nunca deixa ela sair, mas eu deixei. E você?”. Com essa reflexão, Mei nos ensina que ninguém é perfeito, que precisamos nos aceitar, ter coragem para enfrentar nossos monstros e respeitar nossas vontades, pois quem nos ama de verdade entenderá.

Agora você já sabe que vale a pena conferir Red: Crescer é uma Fera, então vai lá assistir e se emocionar. E se precisar, vem conversar! 🙂

Marylia Karey

Uma publicitária que se descobriu apaixonada pelas palavras. E sendo canceriana nata, gosta do aconchego de casa, filmes, séries, cafés e memes.

Comments

comments

Sair da versão mobile