Realização aos 30 não é uma regra

Nós crescemos ouvindo “o que pretende ser quando crescer?” “Você pretende se casar um dia?” “E quanto a ter filhos?”. Ao passar os anos por muitas vezes parece que nossa vida não está caminhando em direção a responder essas perguntas. 

O tempo vai passando, completamos 20 anos e pensamos, ah. Ainda tenho tempo de cumprir todos os protocolos exigidos pelo meu meio de convívio. Como se meus sonhos, meus projetos, as pessoas com quem me relaciono, momentos e histórias, tivessem prazo de validade. 

Nesse meio tempo, nós sentimos bater aquela sensação de que a vida ainda não aconteceu e talvez sequer aconteça do jeito que as pessoas ao nosso entorno gostaria- a vida amorosa não fluiu ainda enquanto a maioria dos seus amigos já se casaram e estão indo para o segundo filho, sem falar do emprego que não está legal.

Pelo fato de ainda não estar vivendo a sua tão sonhada “comédia romântica” você acha que a realização está tão distante que talvez você nunca venha a alcançá-la um dia, e então vem aquele desespero “tenho quase dos 30, meu tempo está se esgotando. E agora?”

“Ainda não encontrei meu “par perfeito”… Nem estou conhecendo ninguém. Caramba, até eu conseguir conhecer a pessoa ideal e começar a pensar no casamento, até ter filhos… Não vou ter tempo de viver isso tudo!.”

O fato é que está tudo bem chegar aos trinta sem estar namorando. Chegar aos 30 sem estar casado(a). Está tudo bem não se sentir realizado profissionalmente e querer mudar os rumos. Está tudo bem, porque esse é o seu tempo, esse é o seu processo, e você tem que respeitar esse seu período.

Todos quando nos encontramos na tal crise existencial tentamos coisas novas para sair dela o mais breve possível. Está tudo bem chegar aos 30 sem ter casa própria, sem ter um carro zero, ter conhecido vários lugares do mundo. Vai por mim, você não está atrasado(a). Você não está perdendo tempo. Você apenas está vivendo no seu tempo. 

Pense comigo, você realmente quer viver tudo isso agora apenas para acompanhar o crescimento e realizações de seus amigos ou é só um medo de não cumprir o protocolo da sociedade?

Não são todas as pessoas do mundo que querem ter carro, que pretendem investir na casa própria, que sonham em descobrir o mundo. Assim como não podemos dizer que todas as pessoas querem se casar, ter filhos e por aí vai.

Com tudo quero dizer que o que você tem que descobrir o que faz sentido para você a sua realização pessoal e profissional e apenas após essa descoberta ir rumo ao seu destino. Ore a Deus e peça sabedoria para ter essa descoberta. Se ainda não aconteceu agora, espere, a sua hora vai chegar no momento oportuno. Não se desespere, não tente apressar o seu tempo. A vida não começa e muito menos termina aos 30.  

Faz sentido para você? Na maioria das vezes a vida foge do planejado, e não tem problema não sair assim, está tudo bem. A sua vida pode começar a ser diferente após os 30 anos. A vida pode te surpreender e ser muito melhor do que o esperado. Entregue seus planos e projetos a Deus, e apenas confie. Vai ficar tudo bem.

A vida não começa e muito menos termina aos 30.

Danielle Taborda

Acredito que todos estamos muito longe da perfeição, no entanto ninguém vive sem lutar por ela. Me dei conta de que a perfeição está nas coisas mais imperfeitas e menos percebidas da vida. Conste que penso que o hoje é um instante e um sopro.

Comments

comments