Caso queira ouvir o assunto mais detalhado, confira nesse episódio de podcast.
Você é do tipo de pessoa que cria muita expectativa quando está conhecendo alguém? Ou você é daquele tipo de pessoa que ilude o outro só para ter à sua disposição? Ou você consegue manter o equilíbrio quando o assunto é responsabilidade afetiva?
Eu poderia resumir esse tema em uma frase: não seja uma pessoa idiota e não brinque com o sentimento do outro.
Estamos em uma era que vários aplicativos com Tinder, Grindr, Happn e até mesmos paqueras nas redes sociais como o Instagram e Twitter onde é tudo muito rápido e fácil.
Agindo assim, não se criam laços afetivos, não conhece o outro de verdade e não formam vínculos. Mas, isso é bom ou o ruim?
Depende muito da fase em que você está. Se você realmente não quer nada sério com ninguém, deixe claro e curta essa fase de pegação. Mas, se você está carente, sozinho e apegado a alguém que não quer saber de nada sério com você, então cuidado. E se você é a pessoa na qual tem alguém apegado e você não quer nada, cuidado também.
Responsabilidade afetiva é quando tratamos os sentimentos das pessoas com quem nos relacionamos com empatia, seriedade e respeito. E isso vai muito além de um like, um direct ou um match.
Quando alguém está gostando da gente, mas não sentimos o mesmo, é importante falar, deixar claro para que a pessoa não crie expectativa em cima de algo que só existe na cabeça dela.
Imagina para duas pessoas que começaram a se conhecer, mas uma não quer nada sério e outra quer um relacionamento mais firme, vale a pena ficarem se enganando? Com certeza, eu, você e todo mundo conhece alguma história assim. Seja com a gente ou com algum conhecido, sabemos que alguém vai sair magoado com essa história.
Quando a gente fala de responsabilidade afetiva, falamos que é importante ser sincero com nosso parceiro sobre todo e qualquer assunto. E isso aqui não tem nada a ver sobre se anular. Pelo contrário, é importante falar seu ponto de vista, sua expectativa.
Relacionamento é uma mão de via dupla. Você cede um pouco, mas também vai receber do outro. Isso faz parte. Relacionamento é construção, é diálogo, é saber que vão ter momentos somente vocês dois, momentos com outras pessoas, momentos seu com outras pessoas e, por isso, é sempre importante manter o respeito, alinhas as expectativas e isso é você ter responsabilidade afetiva.