Vamos conversar?

Caso queira ouvir o assunto mais detalhado, confira nesse episódio de podcast.

Por que algumas pessoas gostam de conversar e outras mal falam? Será que falar demais irrita algumas pessoas? Vale mesmo aquele ditado onde diz que a palavra é prata, o silêncio é ouro? Você é do time dos tagarelas ou dos mais silenciosos?

Segundo uma pesquisa do Instituto do Casal, feita em 2018, a falta de diálogo ocupa o segundo lugar no ranking dos 5 principais motivos de brigas entre os casais brasileiros. O uso excessivo do celular ocupou o terceiro lugar. Para quem ficou curioso, a bagunça ficou em primeiro lugar.

A falta de comunicação é um dos problemas graves enfrentados por muitos casais, mas também que envolvem muitas pessoas em outros aspectos.

Falando um pouco de história. Desde o surgimento da escrita, o homem vem desenvolvendo diversas maneiras de se comunicar seja por meio de palavras, gravuras, pinturas, entre outros meios. Sabemos que cada um tem o seu jeito e sua forma de ser, logo, cada um tem sua forma de se comunicar.

Alguém pode dizer “eu te amo” facilmente para o outro todos os dias enquanto o outro pode responder de forma diferente como fazendo um belo café de manhã, cuidando de alguns afazeres, lembrando de cada detalhe da vida a dois, mas não necessariamente falando “eu te amo” em voz alta. Mas, tem pessoas que expressam melhor o que sentem cantando, fazendo o outro sorrir ou, até mesmo, sendo um bom ouvinte.

E quando precisamos que o outro seja claro e sincero em uma conversa, o que fazemos? Essa pergunta vale para qualquer tipo de relacionamento que temos. Pois, uma comunicação ruim ou distorcida pode ter agravantes de diversas gravidades e que podem afetar demais certos aspectos da vida, sabe.

Para aqueles que são mais calados, acho que é o jeito de ser da pessoa. Mas, que em alguns momentos a pessoa, mesmo sendo calada, deve se expressar, dizer o que quer, colocar pra fora.

Mas, tem aquelas pessoas que preferem simplesmente não se comunicar. São aquelas pessoas que preferem guardar tudo pra si, eu realmente não entendo. Não me refiro as pessoas tímidas, mas aquelas que sentem, que absorvem muita coisa e não conta para o outro.

Eu espero que as pessoas que se trancam, se reservam para não falar sobre suas coisas encontrem uma forma de se expressar e dividir o que se passa aí dentro. Afinal, o que seria da vida se a gente não souber compartilhar com as pessoas que amamos?

EquipeVC

Compartilhamos ideias, trocamos opiniões e sabemos que nem sempre toda verdade é absoluta.

Comments

comments