Vem Conversar

A calma em tempos de caos

meditação e mindfulness durante o coronavírus

Vivemos em tempos incertos. Parece cada dia mais difícil não surtar, segurar o choro, a ansiedade, a vontade de balançar a perna incontrolavelmente. Também pudera: basta ligar a televisão e ver que as notícias são nada esperançosas. O ano é 2020 e lá fora, nas ruas, estamos em guerra contra um inimigo que não se vê. Estamos confinados em nossas próprias residências. Isso é tão Black Mirror, tão ficção científica. Quem diria que isso seria real?

Se você chegou até aqui, que bom! Estamos juntos para reverter essa pandemia. Claro que não juntos fisicamente: aprendemos que separados também podemos ser fortes. Além de seguir todos os procedimentos aconselhados pela OMS, queremos que você também cuide de algo muito importante: estamos falando de sua saúde mental.

Uma das melhores formas para diminuir a ansiedade e diminuir nossos conflitos internos é através do mindfulness (atenção plena, em tradução livre). A prática milenar com origem no budismo tem sido bastante incentivada para diversos cuidados da saúde mental, inclusive no tratamento de estresse pós traumático para veteranos de guerra.

Se você nunca praticou algo parecido, esse texto é um convite. Independente de religião ou crença, a prática do mindfulness é universal. Você só precisa respirar: é possível diminuir a ansiedade através da regulação dos batimentos cardíacos, tudo com base no ritmo da respiração. 

Se você tem dúvidas, vamos começar agora, juntos.

  1. Prepare o ambiente

Procure um lugar silenciosos em sua casa, talvez seja necessário pedir que diminuam o barulho e que não atrapalhem nos próximos 10 minutos.

  1. Procure a melhor posição

Sente-se de maneira ereta, boa postura é importante para o melhor controle da respiração e do músculo do diafragma. Se preferir, deite-se com as costas voltadas para a cama.

  1. Estipule a duração

Coloque o cronômetro para soar após 5 minutos (ou mais, a depender de sua vontade). Para os iniciantes, 5 minutos podem parecer uma eternidade – e isso é normal. Seja resiliente. Prefira começar aos poucos antes de aumentar a duração. Durante esse tempo, permaneça com os olhos fechados e concentre-se na respiração, inspirando pelo nariz e soltando o ar pela boca.

Alguns aplicativos pode ajudar bastante nesse momento, com sons para facilitar o clima da meditação. Outro ponto muito legal desses aplicativos é que alguns possuem meditações guiadas, o que pode ser uma boa maneira de começar. Alguns aplicativos que indico são Zen (Google play e Apple Store), Lojong (Google play e Apple Store) e Medite.se (Google play e Apple Store). Todos eles possuem um plano gratuito com ótimas meditações.

Por mais que os tempos sejam difíceis, não podemos nos esquecer que tudo é passageiro. Talvez seja o tempo de encontrar forças na calma e na paz interior. Eu espero que você esteja bem.

Deyvid Feitosa

Um jovem-velho rapaz reaprendendo a lutar. Encontre-me nas redes sociais como apenasdeyvid, apenas.

Comments

comments

Sair da versão mobile