Vem Conversar

Crise de idade e pressão social

Qual razão da minha existência além de enriquecer o meu próprio chefe? 
Será que todos os meus ex são lixo ou eu que sou insuportável? 
Será que uma harmonização facial resolveria meus problemas de autoestima ou não tem jeito mesmo? 

Se você já se fez pelo menos 1 dessas perguntas, parabéns, você deve estar passando por uma crise de idade. As crises dos 20, 25 ou 30 anos são cada vez mais comuns principalmente porque vivemos em uma sociedade em que há muitas opções de escolha. Na época dos seus avós, não existia outra possibilidade além de um casamento heteronormativo aos 20 e poucos anos (ou até antes). Os papéis do homem e da mulher eram muito bem estabelecidos. Todo mundo sabia o que e quando fazer. 

Hoje temos outras opções e isso é ótimo. Porém, como diz o Tio Ben, “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Todas essas crises são pressões internas e externas sobre o que você deveria estar fazendo para não ser um grande fracassado. Isso vem de fora, mas também dos seus próprios planos (muitas vezes irrealísticos). 

O que não vai resolver os seus problemas: 

– Baixar o Tinder e dar match com qualquer um; 
– Largar o emprego sem perspectiva de outro em vista só pelo gosto de mandar o chefe … enfim, você entendeu. 
– Gastar o pouco dinheiro que você tem trará um prazer momentâneo e com uma grande possibilidade de arrependimentos futuros (Você não precisa de verdade de uma moto, você não vai terminar aquele curso online de astrologia, Esse fone de ouvido carérrimo para ouvir o mesmo modão de sempre só vai te trazer mais dor de cotovelo). 

O que pode amenizar essa dor toda:

Se você está insatisfeito com sua vida afetiva, profissional ou financeira, eu tenho uma novidade para você: quase todo mundo está também. Que tal parar de se comparar o tempo todo? E digo mais, que tal parar de fazer planos de mudanças com prazos tão curtos? Largar o emprego, terminar o namoro e tirar um ano sabático poderia ser bacana, mas não será feito até o natal, sejamos honestos com nós mesmos. 

Se você está insatisfeito com algo, é mais do que justo buscar mudanças, desde que essas mudanças não tenham sido planejadas ao se comparar com outras pessoas e muito menos com essa urgência toda que você está colocando. Tenha paciência com você mesmo e com os seus próprios processos. 

E caso sirva de consolo: está todo mundo na mesma m**!

Igor Castro

<span style="font-weight: 400">É tanta coisa passando pela cabeça que a única saída que encontrei foi colocar tudo no papel. Essa é a minha tentativa de aprender e compartilhar um pouco do que penso e sei. Estou sempre preparado para um debate cordial e construtivo. O que você tem para me ensinar ? Gosto também de escrever sobre mídia e sociedade lá no meu twitter. </span>

Comments

comments

Sair da versão mobile