Ícone do site Vem Conversar

Sobre nossos medos

Sobre nossos medos - Vem Conversar
Sobre nossos medos

Caso queira ouvir o assunto mais detalhado, confira nesse episódio de podcast.

Quais são seus medos? Você tem algum trauma de infância? Seus medos são maiores que você? Medo, preocupação, fobia, pânico, eles fazem parte da nossa vida?

O medo pode ser definido como um mecanismo automático e primitivo de sobrevivência presente em todos os seres humanos. O medo ocorre quando percebemos algo que nos assusta.

Já a Fobia pode ser classificada como sendo um Transtorno de Ansiedade e pode ser definida como um medo intenso e irracional e incessante de situações, objetos, atividades ou pessoas. Existem vários tipos de fobias e o medo é tão grande que faz com que a pessoa se sinta mal quando está perto com o que ou quem provoca isso.

O pânico desencadeia mais sintomas físicos como tremores, respiração acelerada e suor excessivo, por exemplo. Mas, vale ressaltar que as pessoas com síndrome do pânico têm ataques súbitos e inesperados, sem qualquer razão aparente e pode durar de 15 minutos até uma hora.

O trauma psicológico é quando temos sequelas emocionais deixadas por uma experiência que causou muita dor e sofrimento. Foi algo tão forte que marca e afeta o comportamento, o pensamento, os sentimentos e as emoções da pessoa que luta para não pensar no que aconteceu.

O medo sempre vai existir, vai fazer parte das nossas vidas. A fobia, o pânico e o trauma já são mais graves e ocorrem quando algo mais forte acontece, mas o medo faz parte e até nos ajuda a crescer.

Medo de falar em público, medo de perder o emprego, medo de assalto, medo de morrer, medo de sangue, medo do escuro, medo de voar de avião, medo de altura, medo de ser rejeitado, medo de ser abandonado, tem até medo de água né Cascão. Só pra descontrair, tá.

É importante a gente ficar atento aos nossos medos quando eles ficam grandes porque desencadear uma série de coisas. Afinal, o medo pode desencadear uma ansiedade, se transformar em pânico, fobia e algo muito maior que você e que precisa de uma atenção bastante especial para que isso não te prejudique. Lembre-se que: o medo faz parte, mas ele passa.

EquipeVC

Compartilhamos ideias, trocamos opiniões e sabemos que nem sempre toda verdade é absoluta.

Comments

comments

Sair da versão mobile