Vem Conversar

Somos culpados

mulher reflexiva se olhando no espelho

Estou aqui pensando no quanto eu não sou confiável.

Me vejo nesse exato momento em um beco sem saída onde não sei mais quem sou, e a culpa é toda minha.

Nós passamos cada segundo da nossa existência tentando procurar o culpado por nossas desgraças… por nossas frustrações, mas nunca, jamais somos capazes de olhar para dentro de nosso olhar vazio e sem rumo e ver quem realmente é o culpado de tudo.

Sim, eu perdi muitas companhias importantes no decorrer dessa passagem, mas será que a culpa desse afastamento foi esse alguém?

Sim, eu já perdi grandes amizades, mas será que quem colocou um ponto final foi meu amigo? Ou apenas meu amigo?

Sim, eu já perdi grandes negócios nessa vida, não posso ser capaz de calcular o tamanho do rombo financeiro que isso me causou, mas será que as outras pessoas envolvidas foram as únicas responsáveis por esse episódio?

Sim, eu já perdi grandes amores, mas será que eu não tive nenhuma responsabilidade nesses términos?

Nós passamos toda a nossa vida sem querer encarar a nossa triste imperfeição.

Será possível que nunca vamos poder de fato olhar para dentro de nós mesmo e assumir a culpa?

Estou aqui pensando que estou exatamente onde deveria estar de acordo com tudo o que plantei.

Estou aqui me lembrando de todas as vezes que fui hipócrita o suficiente para me ajoelhar e implorar o perdão de Deus e o segundo seguinte eu estava lá fazendo tudo de novo.

Estou aqui me declarando culpada e pecadora, e não, eu não mereço perdão, e nem você merece, absolutamente, eu e você somos todos dignos do desprezo de Deus.

Sabe a única coisa que impede que esse epílogo ocorra?

Vou te contar algo…

Deus já sabia que a gente sempre pecaria, Ele já sabia dos pecados que iríamos cometer antes mesmo de sermos gerados, Ele já sabe dos pecados que cometemos e dos pecados que vamos cometer daqui a um piscar de olhos…

Ele já sabia que em vários pontos de nossa vida seríamos falhos, mas então porque Ele não desistiu de carregar a cruz?

Porque Ele não desistiu de morrer por nós, que nunca, eu disse nunca seremos dignos do amor e da presença dEle?

É simplesmente porque Ele nos escolheu não por mérito, mas por amor.

Em todo treinamento de PNL que frequentei durante a minha vida, as pessoas dizem que podemos inverter dos 20% de falhas aos 80% de acertos, e eu digo que isso não é possível ao ser humano, porque no dia em que o ser humano conseguisse atingir 80% de perfeição na vida, vai por mim, ele estaria se sentindo tão auto suficiente para si mesmo que julgaria não precisar mais de Deus, e é por isso que nunca vamos poder chegar lá enquanto estivermos aqui.

Nós vivemos procurando um culpado para isso ou para aquilo e não queremos enxergar que o maior vilão somos nós, nós somos culpados, não somos inocentes e nem dignos de coisa alguma.

Parece duro o que digo mais se você quer uma resposta para tudo nessa vida vou compartilhar contigo a conclusão em que cheguei – Não é Deus quem precisa de mim, ou de nós. Sou eu, somos nós que precisamos dEle. No dia em que o ser humano reconhecer suas fraquezas e aceitar a sua condição de dependente, pode ter certeza que ele nunca mais vai se sentir ou ser um fracassado.

Danielle Taborda

Acredito que todos estamos muito longe da perfeição, no entanto ninguém vive sem lutar por ela. Me dei conta de que a perfeição está nas coisas mais imperfeitas e menos percebidas da vida. Conste que penso que o hoje é um instante e um sopro.

Comments

comments

Sair da versão mobile