Ícone do site Vem Conversar

Sua fé e sua religião

Sua fé e religião - Vem Conversar
Sua fé e religião

Caso queira ouvir o assunto mais detalhado, confira nesse episódio de podcast.

Você é uma pessoa que tem fé? Segue as doutrinas de uma religião? Tem fé, mas prefere não seguir nenhuma religião? Ou não acredita em nada?

Tanto o IBGE quanto o Datafolha afirmam que o Brasil passa por um momento de transição religiosa, com a queda dos católicos, o aumento dos evangélicos e o aumento também da pluralidade religiosa, que é o aumento das outras religiões e das pessoas sem religião.

O Brasil ainda continua sendo o país mais católico do mundo. O último censo de pesquisa feita pelo IBGE foi em 2010 e o próximo deve ser feito ainda nesse ano ou em 2021 por conta do momento que vivemos.

Mas, nessa pesquisa mostrou que, naquela época, 64,6% da população era católica, 22,2% evangélicos, 8% declararam irreligiosos, 2% espíritas, 0,7% testemunha de Jeová e 0,3% seguem uma religião de matriz africana. A expectativa é que os evangélicos se tornem a maioria do que os católicos no Brasil até 2032.

Mas, deixando um pouco essa diferença entre católicos e evangélicos, o que é religião e o que é a fé?

A Fé é a adesão de forma incondicional a uma hipótese que a pessoa passa a considerar como sendo uma verdade sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que se deposita nesta ideia ou fonte de transmissão.

Já a Religião é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais.

Mas, será que você acredita nisso mesmo? Sua fé e sua religião são definidas dessa forma?

A minha fé e a minha religião são somente minhas. A sua fé é sua. Mesmo você seguindo a mesma religião que sua mãe, seu pai, seus amigos ou de outras pessoas, a fé é única. Porque você acreditar em algo superior, seja Deus, Jeová, Alá, Buda, Maria, os Santos e o que mais for, é algo bastante particular e é somente seu. Porque é a sua crença, de mais ninguém.

O mais importante é respeitar. Acho que a fé, em quem você acredita, a doutrina que você segue deve ser respeitada, sim, porque é algo somente seu. E se você não segue nada, tudo bem também. Chega de brigas e discussões para discutir qual Deus é o mais poderoso, se Deus existe ou não. Chega de intolerância religiosa. Vamos praticar o amor e respeito ao próximo.

EquipeVC

Compartilhamos ideias, trocamos opiniões e sabemos que nem sempre toda verdade é absoluta.

Comments

comments

Sair da versão mobile