Ícone do site Vem Conversar

Tédio e ócio podem nos ajudar

Tédio e ócio - Vem Conversar - Mikaele Tavares
Tédio e ócio podem nos ajudar

Caso queira ouvir o assunto mais detalhado, confira nesse episódio de podcast.

Temos que ser produtivos o tempo todo ou devemos ter nossos momentos de ócio? Será que o tédio ajuda na criatividade? Ou tédio e ócio são algo de preguiçosos?

Em 1862, o escritor francês Victor Hugo escreveu: “Há algo mais terrível que um inferno de sofrimentos”, em “Os Miseráveis”. Será que combina com os dias de hoje? Já que parece que todo mundo procurar escapar do tédio com jogos no celular, passando horas e mais horas nas redes sociais.

Parece que todo mundo quer fugir do tédio e precisa ser produtivo o máximo que puder ou ficar conectado 24 horas por dia. Será que o tédio tem afetado muita gente nessa quarentena?

No dicionário, tem que tédio; substantivo masculino; sensação de enfado produzida por algo lento, prolixo ou temporalmente prolongado demais; sensação de aborrecimento ou cansaço, causada por algo árido, obtuso ou estúpido.

Não existe uma definição técnica para o tédio, mas pode ser visto como uma angústia incessante, uma sensação de vazio por não estar fazendo nada. Por isso, muitos têm uma necessidade de estar na ativa, de produzir, de ter uma lista enorme de tarefas, de mostrar que pode, sim, dar conta de tudo. Mas, será que toda essa agitação nos faz bem?

Já o ócio é definido no dicionário como ócio substantivo masculino; cessação do trabalho; folga, repouso, quietação, vagar; espaço de tempo em que se descansa. Ou seja, ócio não é sinônimo de preguiça, mas de uma folga no seu trabalho e que pode, sim, ajudar no seu trabalho.

Segundo o sociólogo italiano Domenico De Mais, que fundou o conceito de ócio criativo na década de 1990, defende que os momentos de lazer são indispensáveis para a produtividade de trabalhadores que desempenham funções criativas. Ele afirma que a descontração é parte do processo de criação, já que nos ajuda a ter mais ideias e que não somos produtivos apenas quando estamos realizando nosso trabalho, mas também quando estamos em nosso tempo livre.

Pequenos momentos de lazer no nosso dia a dia é o que nos ajudam a manter o equilíbrio e uma boa saúde mental é ótima para produção. Antes da gente querer provar o nosso valor, que podemos produzir e dar conta de tudo, é mais importante a gente se cuidar e respeitar nossos limites. Nosso corpo, nossa mente e nosso interior precisam desses cuidados para que não se torne algo pior.

O tédio e o ócio não precisam ser vistos como sinônimos de procrastinação ou de preguiça ou qualquer outra coisa que você esteja pensando, mas como aliados que podemos desfrutar da sua calmaria, do seu silêncio e transformar a sensação de angústia em sensação de paz, de tranquilidade. São pequenas pausas que se fazem necessárias no nosso dia a dia.

Caso queira falar sua opinião, já sabe que podemos conversar.

EquipeVC

Compartilhamos ideias, trocamos opiniões e sabemos que nem sempre toda verdade é absoluta.

Comments

comments

Sair da versão mobile